Com base nos fundamentos da Doutrina Espírita, a FAMÍLIA é o principal núcleo educador onde os espíritos imortais reencarnam para os reajustes necessários e para ampliar seu processo na caminhada evolutiva.
“No pequeno grupo doméstico inicia-se a experiência da fraternidade universal, ensaiando-se os passos para os nobres cometimentos em favor da construção da sociedade equilibrada. Em razão disso, toda vez que a família se entibia ou se enfraquece a sociedade experimenta conflitos, abalada nas suas estruturas. ” (Joanna de Ângelis)
Na Casa Espírita, FAMÍLIA é a área que se dedica ao desenvolvimento de atividades de evangelização da família, de maneira que a família se reconheça como célula-mater da sociedade e primeira responsável pela educação do Espírito, devendo trabalhar de forma integrada com as demais áreas, propiciando a ampliação da visão dos dirigentes, trabalhadores e frequentadores da instituição sobre a necessidade de contribuir e fortalecer a família no cumprimento de sua missão.
A Área da Família nos Centros Espíritas é de suma importância, tendo em vista que responde à demanda da evangelização das pessoas que frequentam o Centro e desejam compreender melhor a visão espírita quanto aos papeis e funções familiares; aos valores e como aplicar na atividade diária os fundamentos doutrinários no contexto das relações familiares.