O Sr. José Mendes Diniz, como um estudioso dos princípios da doutrina codificada por Allan Kardec, assumindo a presidência do Centro Luz e Caridade, deixou ao Espiritismo em Morrinhos, um inestimável legado doutrinário. Continuou na presidência do Centro até o ano de 1951, durante este prazo, fundou o Dispensário dos Pobres, que distribuiu alimentos, roupas e remédios para as famílias necessitadas do Setor São Francisco de Assis, com a intenção de mais tarde fundar um abrigo de idosos.
O Centro Espírita Luz e Caridade, sob a direção da Sra. Diva Vasconcelos Fenelon, teve uma grande expansão na atividade assistencial e na parte doutrinária, em consonância com a diretrizes kardequianas. E com muito entusiasmo da Mocidade Espírita Rui Barbosa e o incentivo de membros da Aliança Municipal Espírita de Uberlândia, o movimento espírita morrinhense conheceu o seu melhor período de unificação de seus trabalhadores.
O velho sonho do Sr. José Mendes Diniz, que consistia em fundar um abrigo para a velhice desamparada, foi concretizado com a dedicação da Sra. Diva Vasconcelos Fenelon, dos Srs. José David Ferreira, Joarês Otoni Arantes e de membros da Mocidade Espírita Rui Barbosa, como Maria Eterna da Silva, Sebastião Bento da Silva, Rui Barbosa, Luiz Mauro, Alice Marques, Alaedes, Geraldo Rosa Alexandre e outros, que no ano de 1974, fundaram o Abrigo dos Velhos “José Passos”, numa homenagem justa ao avô do então prefeito Joviano Antônio Fernandes.
Em 30/10/2019, no ano em que o Lar Espírita José Passos completou seus 45 anos, foi inaugurada sua nova sede, bem mais ampla, arejada, acessível para o melhor acolhimento de nossos idosos.